Alergias oculares ou Síndrome do Olho Seco? Os dois problemas são facilmente confundidos, pois possuem sintomas bastante parecidos. Sensação de areia nos olhos, coceira, ardência e intolerância à luz são algumas das características do Olho Seco, que ocorre quando a película que lubrifica os olhos não funciona corretamente. Nesses casos a umidade não é suficiente e a visão pode ficar prejudicada.
O ressecamento dos olhos é um dos problemas mais comuns nos consultórios de oftalmologia e pode ser provocado pelo tempo seco, computador e ar condicionado. Sem a quantidade suficiente de lágrima nos olhos pode ocorrer a proliferação de bactérias e fungos causando infecções e lesões na córnea.
Além das causas já citadas, outros fatores também podem provocar o olho seco, são eles: uso de lentes de contato, medicamentos como antidepressivos, pílulas para dormir, anestésico, pílulas anticoncepcionais e a idade avançada.
Procurar um oftalmologista é importante para que ele indique o tratamento mais adequado. O diagnóstico da doença é feito através de um exame que mede a lubrificação dos olhos e o tratamento geralmente é feito com o uso de colírios à base de lágrimas artificiais. Mas é importante que o paciente não deixe o problema piorar, pois em casos mais graves os pontos lacrimais podem ser fechados para que haja um reservatório de água.
Dica
Para quem trabalha em frente ao computador por muito tempo alguns cuidados podem ajudar. Procure descansar cinco minutos para cada hora em frente à maquina e prefira usar óculos ao invés das lentes de contato.