O trauma ocular no esporte está em quarto lugar em frequência, vindo depois de traumas ocorridos na rua, em casa e no trabalho.
O futebol é a principal causa de trauma ocular. Outros esportes também estão na lista como causadores desses traumas como o tênis, vôlei e basquete. O objeto causador do trauma foi em primeiro lugar a bola, seguido do dedo e depois do pé.
Pesquisas mostram que 90% dos casos de trauma ocular podem ser prevenidos. Os óculos são importantes na prevenção e deveriam ser incorporados para a proteção dos atletas. Pode – se citar como referência a realidade dos Estados Unidos, onde algo como 38.000 olhos são afetados anualmente durante a prática de esportes.
O usos de lentes de filtro UV deve ser levado em conta, principalmente para quem pratica esporte exposto ao sol. Por outro lado não se deve usar lentes de vidro comuns. A melhor opção é buscar no mercado lentes oftálmicas resistentes a grandes impactos.
É de fundamental importância que os esportistas comecem a redobrar os cuidados com esse órgão que é essencial para a vida profissional.
A prevenção sempre é a melhor conduta para que atletas evitem problemas, usar acessórios de proteção sempre é válido e mais seguro. Por isso cabe ao oftalmologista orientar e recomendar o uso desses equipamentos aos atletas, demonstrando a importância da visita periódica ao especialista.