O Brasil é o 5º país com maior incidência de diabéticos no mundo. De acordo com dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), temos 16,8 milhões de adultos afetados pelo diabetes e projeções de 21,5 milhões em 2030.
Entre as graves consequências do diabetes ocasionadas pelo descontrole da glicemia está a retinopatia diabética, responsável por cerca de 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira. Esta doença silenciosa pode apresentar sintomas sutis, como visão turva, manchas escuras ou flutuantes na visão, visão noturna prejudicada e a perda progressiva da visão periférica.
Por isso, neste Novembro Azul, também mês de conscientização acerca da Diabetes e suas consequências, lembramos da importância de acompanhamento médico, hábitos alimentares equilibrados e controle da glicemia. Identificar precocemente esses sintomas e realizar exames oftalmológicos regulares é essencial para prevenir complicações e garantir a saúde ocular.
A retinopatia diabética é uma doença progressiva e silenciosa. Muitos diabéticos só a identificam quando já é tarde demais para tratamento eficaz. Mantenhamos nossos olhos abertos para a importância do cuidado e prevenção, pois nossos olhos, nossa visão e nosso futuro merecem atenção constante