Cuidados com procedimentos estéticos e produtos de beleza que podem prejudicar os olhos
Praticamente todos os dias, são lançados procedimentos estéticos, maquiagens e produtos novos que podem afetar a saúde dos nossos olhos. Ao mesmo tempo que há um crescimento das tendências de beleza, principalmente no rosto e na região dos olhos, como extensão de cílios, aplicação de botox e preenchimentos, também há um aumento proporcional nos consultórios oftalmológicos de pacientes com alergias e infecções graves nos olhos. Se não tratados adequadamente, esses problemas podem causar sérios danos à visão.
Maquiagem
A maquiagem em si na região dos olhos não causa danos, a não ser que não sejam adotados os devidos cuidados em relação à composição do produto, armazenamento e até à forma de aplicá-la. No que se refere à maquiagem, as maiores reclamações são de olhos coçando, irritados ou lacrimejantes. Deve-se levar em consideração o prazo de validade e a composição do produto. Elementos, como parabenos, derivados de petrolato, ftalatos, chumbo e outros metais pesados, devem ser evitados. A presença de corantes artificiais, conservantes, agentes emulsionantes e óleos essenciais também podem provocar casos de alergias oculares.
Extensão de cílios
Muito além da questão estética, os cílios também têm a sua funcionalidade no nosso corpo. Eles servem para proteger o globo ocular, atuando como uma barreira física para preservar o olho livre de micro-organismos e partículas desconhecidas. Além disso, também funcionam como sensores que induzem o fechamento da pálpebra diante da proximidade com corpos estranhos. Os procedimentos consistem em usar um produto químico com tinta que realça os fios, ou aumentar o volume dos fios, acrescentando fios sintéticos. As consequências mais comuns da extensão de cílios são infecção ocular, irritação, olho seco, aumento da produção de lágrima e inflamação.
Preenchimento com ácido hialurônico na região da glabela
A região que fica entre as sobrancelhas é chamada de glabela. Um preenchimento malsucedido na região pode causar a obstrução de artéria oftálmica e até a perda definitiva da visão central
Uso de laser
Quando o laser é aplicado, sem proteção, próximo ao globo ocular, pode causar catarata, atrofia de íris, perda de acuidade visual ou até mesmo cegueira.
Aplicação de botox
A aplicação de botox é segura desde que realizada por um profissional capacitado. Os médicos têm conhecimento sobre as estruturas na área dos olhos, onde estão localizados muitos vasos e nervos. Qualquer procedimento malsucedido pode causar danos graves e irreversíveis, como a perda da visão.
Como evitar riscos à saúde ocular:
- Opte por profissionais conhecidos e que tenham boas referências
- Garanta que todo o processo seja feito da forma e com a higiene adequadas.
- É aconselhável buscar informações sobre a técnica, se é testada e aprovada.
Caso sinta algum incômodo ou desconforto ocular após a realização de procedimentos estéticos ou uso de produtos, procure um médico oftalmologista imediatamente.
Fonte: Revista Visão em foco I Conselho Brasileiro de Oftalmologia Foto: Freepik