Qual é a maneira mais atraente de usar 16,8 milhões de cores em uma imagem? Para o programador húngaro József Fejes, esta era uma pergunta que ele se sentia obrigado a responder. Foi mês passado em um desafio online lançado a programadores, que ele chegou a um resultado. A eles foi pedido que em um simples software desenvolvessem imagens originais onde cada pixel representasse uma cor diferente.
Eles poderiam usar até 16.777.216 cores – o maior número possível com a tecnologia RGB de 24 bits. Isso ocorre porque a cor de qualquer pixel RGB (formado pelo vermelho, verde e azul) é determinado pela quantidade de luz vermelha, verde e azul que contém. Em cores de 24 bits, cada um desses três componentes tem um valor de intensidade de 1 a 256 (256 x 256 x 256 = 16777216).
A concorrência foi grande, mas Fejes foi declarado vencedor depois de os participantes ficarem maravilhados com os desenhos produzidos seu programa. Alguns parecem floral, como aquarelas, e ele os chama de “fumaça do arco-íris”.
– No começo, eu realmente não sei se a imagem ia ficar bonita ou não. Era apenas um desafio de programação interessante para mim. Fiquei muito surpreso com o resultado – disse o programador.
Embora imagem desenhada acima pareça impressionante, ela não representa o desenho real. Essa dimensão só é possível obter em imagens com 4096 x 4096 pixels. Só elas terão realmente as 16,8 milhões de cores. A versão acima é de apenas 1200 pixels de largura.
Olho humano
Embora 16,8 milhões possa soar exagerado, o olho humano pode perceber uma grande variedade de cores adicionais fora da paleta limitada de RGB. As cores RGB formam um triângulo menor dentro do que é conhecido como um diagrama CIE, que mostra todas as cores que o olho humano é capaz de ver.