Os olhos revelam muito do que se passa com a mente de uma pessoa, seja da sua saúde ou das suas emoções. As pupilas são peças fundamentais para o funcionamento apropriado do corpo humano, sendo responsáveis pelo controle da entrada de luminosidade e da nitidez da visão. Quando há muita luz, elas ficam contraídas, mas quando a luz é pouca, elas dilatam. Porém esse não é o único motivo para as pupilas se dilatarem.
Midríase
O termo técnico para o processo de dilatação das pupilas chama-se midríase. O normal é termos uma função reagente a estímulos luminosos, porém há casos de midríase fixa ou paralítica. Nestes casos, as pupilas não reagem aos estímulos e permanecem dilatadas com mais de 4mm. Isto pode acontecer com os dois olhos, a chamada midríase bilateral, ou com apenas um deles, conhecida como midríase unilateral.
Concentração
Quando alguém se esforça bastante para pensar, para seguir um raciocínio complicado em uma conversa, fazer uma cálculo matemático difícil ou criar uma história, por exemplo, as suas pupilas dilatam. Por isso, se alguém estiver mentindo, as suas pupilas estarão dilatadas. Portanto, já sabe! Para apanhar alguém na mentira, observe se as pupilas da pessoa estão dilatadas 😉
Falta de oxigênio no cérebro
Quando uma pessoa com problemas respiratórios fica sem receber a quantidade necessária de oxigênio no cérebro, a dilatação da pupila aumenta. Neste caso, a pupila é dilatada por completo. A falta de oxigênio no cérebro também pode acontecer devido a ataque cardíaco ou envenenamento por dióxido de carbono. Outra forma é no caso de viagens para locais com muita altitude ou ainda durante a prática de mergulho sem o equipamento bem preparado.
Exame oftalmológico
Outra forma da pupila ser totalmente dilatada é através do uso de colírios midriáticos para exames oftalmológicos. Estes colírios são normalmente utilizados para causar uma “paralisia” temporária nos músculos ciliares com a intenção de manter o olho dilatado para que o oftalmologista possa examinar o fundo do olho. O exame pode durar apenas alguns minutos, porém o efeito dos colírios costumam durar algumas horas.
Foco e atenção
Quando algo prende a sua atenção, as pupilas ficam dilatadas, mas se você perder o interesse elas voltam ao normal imediatamente. Vale para qualquer coisa, de algo que chamou a sua atenção na janela, ao bolo de chocolate em cima da mesa, ao seu novo amor.
Excitação
Falando em novo amor… Outra causa das pupilas dilatadas é se sentir sexualmente excitado. Mas não se confunda, o tamanho da dilatação não tem nada a ver com o tamanho da vontade. Não vá pensando que será assim que você vai descobrir se a outra pessoa está tanto a fim quanto você, ou vice-versa.
Choque
Ao assistir uma situação chocante as suas pupilas aumentam de tamanho na mesma hora. Pode ser algo que o assuste, que cause repulsa ou mesmo estranhamento. Se você tiver uma reação de choque, as pupilas dilatam!
Dor
Sentir dor também é uma das causas da dilatação das pupilas. Pode ser repentina ou prolongada, quanto mais dor, maior a dilatação.
Danos cerebrais
Já reparou que sempre que alguém sofre um acidente e é levado para o hospital nos filmes, a primeira coisa que o médico faz é acender uma lanterna nos olhos da pessoa? Esse procedimento serve para o médico fazer a avaliação dos reflexos fotomotores do paciente, verificando se as pupilas estão reativas.
Se as pupilas estiverem do mesmo tamanho e reagirem à luz, está tudo bem com o paciente. Mas se não reagirem, ou estiverem dilatadas ou ainda com tamanhos diferentes, há algo errado. É provável que a pessoa tenha sofrido um traumatismo craniano, um aneurisma ou talvez a pressão intracraniana tenha aumentado. A pupila dilatada também pode indicar um tumor cerebral.
Drogas
O uso de drogas causa alterações no cérebro, uma das reações mais evidentes é a alteração das pupilas. Anfetamina, LSD e cocaína causam a dilatação das pupilas, enquanto que drogas derivadas de ópio e o consumo de álcool fazem com que as pupilas se contraiam.
Piratas
Ok, isto não é bem uma causa. Mas você sabia que a razão para os piratas usarem os tapa-olhos era para poderem entrar e sair dos porões dos navios com mais facilidade? O olho humano pode demorar cerca de 25 minutos para se adaptar entre o claro e o escuro. Assim, tendo que ir dos convés iluminados para os porões escuros várias vezes por dia, os piratas usavam os tapa-olhos para deixarem sempre um dos olhos com a pupila dilatada, pronto para enxergar na escuridão.
Não é à toa que os olhos são considerados a janela para a alma. Se soubermos fazer uma boa leitura dos sinais dados pelas pupilas dos que nos rodeiam, podemos extrair informações muito úteis. Quem sabe até ajudar quem precisa.
Fonte: hipercultura