Quase 70% dos casos de cegueira em crianças poderiam ser evitados.
O Bem Estar desta quarta-feira (05) fala sobre problemas de visão, principalmente em crianças, que poderiam ser evitados. Doutora Andrea Zin, oftalmologista, explica o que fazer.
Você enxerga uma mancha, como se fosse uma gota d'água embaçando um vidro? Cuidado! A sua retina pode estar por um triz! Doutor Emerson Castro explica porque e derruba os mitos sobre o glaucoma.
O Brasil possui 204 milhões de habitantes e destes, cerca de 16, 5 mil crianças são cegas, com menos de 15 anos, e pelo menos 50 mil têm alguma deficiência visual.
Pelo menos 70% das causas de cegueira infantil poderiam ser evitadas ou possuem tratamento efetivo. Alguns sinais que denunciam problemas oculares nas crianças (e que devem ser observados) são: inquietação, proximidade dos objetos para enxergar, baixo rendimento escolar e ficar muito próximo da TV ao assistir.
Aproximadamente 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos em decorrência de erros refracionais não corrigidos, por exemplo, a falta de óculos, estrabismo e ambliopia, a diminuição da intensidade visual.
Confira a matéria na íntegra.
Fonte: bemestar