A famosa frase “os olhos são a janela da alma” faz muito sentido, tanto de forma poética como de forma prática. A visão desperta diversas emoções, mas também é o sentido que mais nos garante a independência no dia a dia. Por isso, é sempre importante cuidar de seus olhos. Veja quatro coisas que você provavelmente faz e precisa parar agora!
1. Não usar seus óculos escuros
Se você acha que óculos escuros só devem ser usados na praia, é hora de repensar e carregar os seus sempre com você. Os efeitos da radiação ultravioleta são nocivos e muito perigosos para a visão, podendo acelerar a catarata, por exemplo. Por isso, use seus óculos escuros sempre que o sol estiver forte ou que o dia esteja muito claro, mesmo que nublado. Além disso, certifique-se que suas lentes contém a tecnologia contra os raios UVA/UVB.
2. Coçar seus olhos
Essa reação é muito comum quando estamos sonolentos, mas isso pode ser prejudicial se suas mãos não estiverem limpas. Além disso, não é bom apertar os olhos com força, pois isso pode contrair a musculatura. Se você tiver alguma alergia ou irritação constante, consulte um oftalmologista para ter um diagnóstico correto e tratar seus olhos de maneira eficaz.
3. Não higienizar as lentes de contato
Se você não é fã das armações e prefere as lentes de contato, o cuidado deve ser duplicado! Usar lentes de contato por muito tempo ou não lavá-las de forma adequada pode causar infecções graves ou até arranhar a córnea. Use sempre uma solução salina para limpar as lentes. Se você perceber algum desconforto ou irritação por conta do uso das lentes, deixe os olhos descansarem com os óculos e procure seu médico para saber o que é necessário fazer: descartar ou trocar os pares, por exemplo.
4. Fumar
O hábito de fumar pode acarretar outros problemas além de prejudicar os pulmões e coração, afetando a visão de forma grave. Fumar aumenta o risco de desenvolver síndrome do olho seco, glaucoma e degeneração macular.
Ao evitar esses quatro hábitos, sua visão e a saúde ocular podem melhorar. Além disso, consulte seu oftalmologista regularmente!
Fonte: Portal da Oftalmologia