A revista Saúde, da editora abril, publicou em sua edição do mês de novembro uma matéria que fala sobre os avanços tecnológicos da oftalmologia, sobretudo, na cirurgia de catarata, que agora pode ser feita a laser, com o LenSx.
20 aparelhos LenSx já estão em operação no Brasil, um deles em Sergipe, no HOS!
Confira aqui o trecho sobre a cirurgia de catarata:
Vida longa à sua vista
Saúde foi atrás de novas tendências e procedimentos que buscar aperfeiçoar o diagnóstico e o tratamento dos principais problemas de visão. Laser para catarata, células-tronco e drogas da pesada contra degeneração macular, implante antiglaucoma e um exame minucioso para flagrar olho seco … Veja o que já chegou e vislumbre o que está por vir
1- LASER NO LUGAR DA LÂMINA
Para solucionar a catarata, o médico precisa retirar o cristalino turvo que estorva a capacidade de enxergar direito. No procedimento convencional, usa-se uma lâmina para recortar a cápsula dessa lente ocular. O laser a substitui: ele faz uma mínima incisão ali e ainda dispara microtiros que estilhaçam o cristalino. Tudo isso em pouco mais de 10 segundos.
2-TERRENO LIMPO, VISÃO NOVA
Como o laser despedaça totalmente o cristalino, seus retalhos podem ser mais facilmente aspirados por um aparelho. Com a zona livre, o médico insere uma lente dobrável ali dentro, que se arma para devolver a visão
Catarata na era do laser
Nos tempos de medicina de precisão, uma estrutura delicada feito o globo ocular só poderia estar entre as prioridades dos avanços tecnológicos. Como qualquer deslize milimétrico faz diferença em um procedimento, o laser, arma extremamente focada, ganha cada vez mais terreno na oftalmologia. E chegou a vez da catarata. Recém-desembarcado no Brasil, o LenSx pertence á primeira leva dos equipamentos que emitem raios de luz para a remoção do cristalino opaco devido ao envelhecimento. “Ele incide sobre o olho em apenas 12 segundos, o suficiente para fazer uma incisão onde será instalada a lente artificial. Por usar o mínimo de energia, diminui risco de inchaços e sangramentos”, conta o oftalmologista Alfredo Trajan, diretor clínico do Tranjan Hospital de Olhos, em São Paulo, um dos pioneiros no método por aqui.
“Essa precisão permite que a recuperação seja mais rápida e sem complicações”, avalia. A oftalmologista Ruth Miyuki Santo, coordenadora do Grupo de Estudos em Superfície Ocular das Clínicas de São Paulo, concorda com certas vantagens, mas lembra que a técnica cirúrgica atual já possui acurácia bem alta. “O laser tem um preço muito elevado e deve esbarrar na questão custo/benefício, sobretudo pensando no uso em larga escala”, opina.
CATARATA
Principal causa ed cegueira reversível no mundo, ocorre quando o cristalino, lente natural que regula o foco da visão e a protege dos raios solares, fica turvo com o avançar da idade. Radiação solar, remédios, traumas e algumas doenças sistêmicas ajudam a antecipar o embaçamento.