A visão influencia na personalidade, no comportamento e é essencial para a boa saúde por ser o sentido dominante na prática da maioria dos esportes. Os pacientes que possuem problemas refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) podem resolver o problema e ganhar a liberdade através da cirurgia refrativa que elimina a dependência de óculos e lentes através de um procedimento rápido, seguro e que não necessita de internação.
Um estudo feito pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, mostrou que 1 em cada 3 pessoas que elimina os óculos após a cirurgia refrativa inicia alguma atividade esportiva. A pesquisa foi feita através do levantamento de 1.120 prontuários realizado no período de dez meses.
Segundo os pacientes, o procedimento fez com que se sentissem mais seguros. O médico explica que isso acontece porque a correção visual melhora o equilíbrio do corpo, os reflexos e a capacidade de concentração que refletem no desempenho esportivo e na auto-imagem.
Ainda de acordo com o resultado da pesquisa, o vício de refração que menos atrapalha as atividades esportivas é a hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto.
Fonte: LDC Comunicação