Se você tem diabetes, fique de olho! O diabetes mellitus é uma doença muito comum em indivíduos de todas as idades, e o número de casos vem aumentando nos últimos anos. Estima-se que 422 milhões de pessoas vivam com diabetes, o que corresponde a quase 9% da população mundial. É uma doença crônica, causada pela deficiência de insulina produzida pelo pâncreas ou devido à ineficácia da insulina produzida. Tais deficiências resultam em elevação dos níveis de glicose no sangue, o que, por sua vez, causa diversos danos ao corpo, em particular aos vasos sanguíneos e nervos.
Os principais tipos de diabetes são:
- Diabetes tipo 1: também conhecida como diabetes insulinodependente, é caracterizada pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina. Essa forma se desenvolve predominantemente em crianças e adolescentes.
- Diabetes tipo 2: também conhecida como diabetes do adulto, resulta da incapacidade do organismo em responder adequadamente à ação da insulina produzida pelo pâncreas. A diabetes tipo 2 é muito mais comum e representa cerca de 90% de todos os casos de diabetes no mundo. Ocorre mais frequentemente em adultos, mas está sendo cada vez mais observada em adolescentes e crianças também, por conta de hábitos alimentares ruins e sedentarismo.
Riscos do diabetes
Pessoas com diabetes têm risco aumentado de desenvolver problemas grave de saúde e que afetam órgãos importantes. O olho é um dos principais órgãos afetado pelo diabetes e, entre as complicações oculares, estão o edema macular diabético e a retinopatia diabética, mais comum e a principal causa de cegueira em adultos entre 20 e 74 anos de idade.
Fonte: De Olho No Diabetes