#HOS #córnea #transplante #DrAllanLuz
O programa brasileiro de transplantes de órgãos e tecidos é um dos maiores programas públicos do mundo. Entretanto ainda há muito o que fazer. Não adianta contar com um ótimo sistema e com equipes capacitadas, se não houver doações, e para isso é preciso que a população conheça mais sobre o assunto.
Diferentemente do que acontece com outros órgãos e tecidos (como coração, rim, fígados e etc.), aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas. Elas podem ser preservadas por até 15 dias após a sua retirada.
Você sabe o que é córnea?
A córnea é um tecido que fica na parte da frente do olho (de forma grosseira, podemos compará-la ao vidro de um relógio ou a uma lente de contato). Se a córnea se opacifica (embraça) por causa de doenças hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, as vezes, até perdê-la. Em tais situações, a visão fica prejudicada e não é possível melhorá-la com uso de óculos. Só a troca da córnea doente, por outra sadia e transparente, pode melhorar a visão. Para exemplificar um transplante de córnea podemos pensar em um relógio: se o vidro estiver embaçado, fica difícil enxergar o mostrador. Para podermos usá-lo, é necessário substituir o vidro por outro transparente. Da mesma forma, o transplante só está indicado quando o problema for na córnea.
O que é preciso para ser um doador?
Para ser um doador, não é necessário fazer um documento por escrito. Basta que a família seja informada e autorize a retirada córneas, o que pode ocorrer até seis horas após a morte (coração parado). Mesmo que a pessoa não tenha manifestado o desejo de doar, a família pode entrar em contato com o banco de olhos, pois é a única responsável pela efetivação da doação, já que a retirada dos tecidos oculares só pode ser feita com a autorização da família.
A doação não altera a aparência do doador, não atrasa o enterro e não acarreta nenhum gasto para família do doador. Os custos envolvidos no preparo da córnea são cobertos pelo banco de olhos.
A doação é um ato humanitário!
Fonte: Revista Veja Bem