Não podemos resolver problemas de visão ou curar doenças oculares sem o diagnóstico e tratamento feitos por um médico. Mas, existem alguns tratamentos caseiros que podem ser eficientes e nos auxiliar em determinadas situações.
Mantenha os olhos limpos e evite tocá-los com as mãos
Diariamente, lave os cílios e as pálpebras com água e soluções específicas para a limpeza ocular ou xampu neutro. Lembre-se de enxaguar bem, pois resíduos do xampu podem ser irritativos. Assim, você estará prevenindo diversas doenças oculares infecciosas.
Faça compressa fria
Compressas frias não curam doenças oculares, mas podem aliviar o desconforto associado a determinadas doenças nos olhos. Elas reduzem o inchaço em caso de lesões e infecções. Molhe um pano em água fria limpa (filtrada e resfriada após fervura) e aplique-o suavemente nos olhos. Não pressione o olho com força ou coloque gelo diretamente no olho ou na pálpebra. Antes de fazer a compressa, consulte o seu médico para que não haja nenhuma intercorrência.
Faça compressa quente
Se seus olhos estiverem inflamados, doloridos ou irritados, uma compressa quente pode ajudar. Compressas quentes também não curam doenças oculares, elas possibilitam somente alívio. Molhe um pano em água limpa (filtrada e resfriada após fervura) morna e aplique-o suavemente no seu olho. Antes de fazer a compressa, consulte o seu médico para que não haja nenhuma intercorrência.
Se seus olhos estiverem inflamados, doloridos ou irritados, uma compressa quente pode ajudar.
Olhe de perto e olhe de longe
Dados mostram que há uma epidemia de miopia no mundo todo, porque cada vez menos estamos estimulando a visão de longe e, com isso, perdemos a capacidade de olhar a diferentes distâncias. No mundo moderno, isso acontece porque estamos cada vez mais em frente às telas (celular, computador, tablet e televisão), enquanto que deveríamos passar mais tempo ao ar livre ou em lugares que possamos enxergar de forma mais ampla. No dia a dia, se preocupe em olhar para longe e para perto de maneira alternada.
Não fique em frente ao computador e demais telas por muito tempo
Se você trabalha com computador o dia inteiro, faça intervalos de cinco minutos a cada uma hora, olhando para um ponto distante e fora da visão do monitor do computador.
Use óculos de sol com proteção UVA E UVB
Use óculos de sol com proteção UVA E UVB. Eles ajudam a prevenir diversas doenças oculares. E, o mais importante, use óculos de sol de qualidade, não compre falsificados e vendidos em camelô, porque ao invés de prevenir doenças, você pode prejudicar a sua visão.
Durma bem para a saúde dos seus olhos
Ter uma boa noite de sono faz bem para o corpo e ajuda a cuidar da saúde dos olhos. Pesquisas mostram que dormir menos de 6 horas diárias, mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aumenta o risco de problemas vasculares na retina, o que pode provocar o comprometimento da visão. Noites mal dormidas também podem favorecer o surgimento de olho seco. É importante destacar que alguns sintomas de insônia são comuns a doenças oculares, como ardência, lacrimejamento, vermelhidão e ressecamento da córnea.
Tenha uma boa alimentação
Alimentação saudável ajuda o organismo no fortalecimento da imunidade e no controle de diversas doenças, inclusive as oculares. Invista em alimentos ricos em vitaminas A, C, E, ômega 3 e ômega 6, que são essenciais para a saúde ocular.
Fonte: Revista VejaBem I Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) Imagem: Canva