Certamente, você conhece alguém que precisa afastar o jornal e “apertar” os olhos para conseguir ler melhor. Esse problema tem nome: presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”. Ele é causado pela redução fisiológica da amplitude de acomodação com a incapacidade de focalizar objetos próximos, que se inicia entre 38 e 50 anos de idade, atingindo 100% na população a partir dos 55 anos.
Os erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) formam, reconhecidamente, um dos grupos de doença ocular de maior prevalência mundial. A OMS reconheceu, em 2006, a existência de 153 milhões de pessoas cegas por erros de refração não corrigidos. Esse número ultrapassaria 300 milhões de pessoas caso se somassem os casos de presbiopia não corrigida. Dessa forma, ainda que seja um problema relativamente comum, é necessário, sim, que seja realizada a correção.
“Os erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) formam, reconhecidamente, um dos grupos de doença ocular de maior prevalência mundial.”
A visão do paciente com presbiopia pode ter sua qualidade aumentada com o uso de óculos que melhoram a visão para perto. Em muitos casos, esse é o suficiente para se obter o resultado esperado. O tratamento também pode ser cirúrgico, realizado por meio de diversas técnicas, que vão desde a remodelação da superfície da córnea com o uso de laser, até o implante de lentes intraoculares.
Mas lembre-se: somente o médico oftalmologista pode diagnosticar e indicar o melhor tratamento para cada caso. Usar óculos comprados no mercado informal ou adotar receitas sem comprovação científica é sempre uma péssima ideia. Se você passou dos 50 e já não enxerga como antes, consulte um especialista!
Ao consultar o médico oftalmologista regularmente, além de cuidar da presbiopia e de outros erros refracionais, é possível diagnosticar precocemente e tratar várias doenças oculares, inclusive algumas delas bem graves que podem levar à cegueira.
Fonte: Revista VejaBem I Conselho Brasileiro de Oftalmologia Imagem: Canva