A fotofobia se manifesta quando a pessoa sente que a claridade da luz é muito forte e se sente incomodada. Enquanto um pequeno incômodo com a luz é normal em qualquer pessoa, as pessoas com fotofobia sentem esse incômodo constante e de forma crônica.
Causas
A causa mais comumente associada à fotofobia é a enxaqueca. No entanto, miopia, astigmatismo, hipermetropia e olho seco, quando não tratados, também podem causá-la. Além disso, tumores cerebrais, meningites e AVCs também podem causar a fotofobia, além de doenças como ansiedade e depressão.
Tratamento
A partir do diagnóstico com um profissional, é possível reduzir os sintomas de fotofobia. Se você tem olho seco, por exemplo, pode usar colírios e pomadas. Quando a causa é a enxaqueca, o tratamento é com medicamentos específicos para a enxaqueca, e assim sucessivamente.
Existe também a possibilidade de tratar a fotofobia de maneira natural, que é com o uso de óculos escuros com lentes FL-41. Esse tipo de lente bloqueia o azul e o vermelho, diminuindo a sensibilidade à luz. Para estes casos, o uso de óculos escuros vale mesmo quando o tempo estiver nublado.
A alimentação adequada também pode contribuir para a diminuição da fotofobia também. Alimentos que contenham betacaroteno, vitaminas B6, C, E e licopeno também são ótimos para esse tratamento.
Diagnóstico Se você sente fortes dores de cabeça ou fortes incômodos quando está perto de fontes intensas de luz, consulte um oftalmologista para ver se você tem fotofobia.
Fonte: Portal da Oftalmologia